27 de maio de 2008

Manuel Pin, Le Gaulois

Que o nosso governo era de direita creio que já poucos duvidavam. Os exemplos são mais que muitos e a crítica até é feita por aqueles que ainda não estão «amordaçados» dentro do Partido Socialista.
Até hoje o nosso governo nada fez para amenizar os efeitos do aumento do petróleo. Repetiram vezes sem conta nas últimas semanas que nenhuma responsabilidade têm neste processo. «É a especulação, foi o anterior governo que liberalizou, nós até já pedimos um inquérito, o primeiro ministro já deixou de fumar, foi o Cocas!...» Tudo tem servido para justificar o injustificável.
Claro que tudo piora quando o ministro da economia - esse perigoso vilão que arrasta o nosso “mais que tudo” para os maus caminhos nos aviões- entra em cena. Nada de interessante diz. E quando abre a boca sai disparate. Confesso que ao fim destes anos ainda não percebi o que faz no governo para além do supracitado. Presumo que só lá esteja para compor a cena, quais Jesus gordos para contrabalançar o magro.
De manhã tinha ouvido que o Presidente Sarkozy propor uma descida do IVA sobre os produtos petrolíferos no caso de estes atingirem um valor demasiado elevado. A ideia pareceu-me engraçada, sobretudo tomando em conta que o referido chefe de estado foi eleito pela direita francesa. Afinal até tem alguma consciência social, pensei eu para os meus botões. O ridículo, claro, viria à tarde. O nosso Manel Pinho, aproveitando a boleia, e nada propondo de concreto, solicita uma reunião dos ministros da economia da União Europeia para analisar as consequências destes aumentos gravosos. Ora, isto é o contrário daquele célebre ditado: «a mulher de César não basta ser séria, tem de parece-lo». O nosso governo só quer parecer sério, mas na verdade prostitui-se sempre que a oportunidade aparece.
Que conclusões ficam, então? O nosso governo não age, reage. Ouve ideias interessantes e cola-se a elas, para ver se apanha os mais distraídos. O que querem discutir é precisamente a ideia de Sarkozy, para depois colherem os louros de uma inútil reunião de ministros europeus. Não há pachorra!


P.S. - O seu a seu dono. Já depois de ter escrito este texto soube que a mesma proposta apresentada por Sarkozy tinha já anteriormente um adepto, que dela falou no Domingo: Pedro Passos Coelho. Na altura não lhe ligaram. Será que não é suficientemente de direita para o nosso Partido Socialista?

1 comentário:

M disse...

Ora bolas, um dia inteiro de lamentos a pensar q hj n havia "pressa de chegar" e sai-me um post de política!!! Q eu obviamente n li - % dos meus neurónios q n está ocupada com Fisiologia, são o Tico q lê as notícias e o Teco q lê Paul Auster.
Vamos lá pensar nos amigos que estão em modo eremita e por cenas giras, sim?? BD? Review de filmes? :-D (kiddin')