23 de maio de 2008

Hail to the Radiohead

Tenho percebido ultimamente que há por aí muito boa gente cansada do alarido à volta dos Radiohead. Queixam-se que a Radar e o Blitz lhes dão demasiado crédito e que eles nem são assim tão magníficos. Ou, na outra perspectiva, que eles até são doutro mundo, mas que não há necessidade de os glorificar. Que chorrilho de asneiras. Quem é que rege os seus gostos musicais pelos critérios da Radar? Melhor. Quem é que no seu perfeito juízo ainda lê o Blitz?
Sou confesso ouvinte da estação de rádio em questão, mas valha-me deus se tenho paciência para tudo o que dizem. E menos paciência ainda tenho para aqueles momentos em que cada um dos membros da equipa daquela estação competem para ver quem passa a música mais alternativa (entenda-se, mais chata e inaudível). É o tal complexo Galopim, de que já falei. E quanto ao Blitz, estamos conversados. Já foi em tempos um jornal engraçado, mas serve sobretudo para adolescentes convencidos da sua singularidade trocarem uns «pregões», hoje sob a forma de comentários às notícias online.
Resumindo: mais uma vez apelo a que pensem um pouco pela vossa cabeça. Os Radiohead são o que são. As modas vão e vêm e as bandas pouco influência têm nelas. Divirtam-se a ouvir o que compõem em vez de se preocuparem em juntar-se à «manada» que não gosta do burburinho à sua volta. E já agora vejam lá se não é no mesmo hype que agora criticam que encontram o vosso som de referência. Deixem de ser ridículos.
Para que se encontrem com os bons pensamentos vou aqui deixar um dos melhores vídeos de sempre. É daqueles que considero mesmo uma obra de arte e a melhor companhia para a música em questão, claro. E quando parvoíces como a que motivou este texto vos vierem à cabeça é só colocarem o The Bends ou o Ok Computer a tocar e passa-vos logo. É melhor que Kompensan para o enjoo.

2 comentários:

Tiago FM disse...

Eu descobri há pouco, dias mesmo, o Kid A. Tem tudo para não gostar do álbum. Mas não consigo deixar de o ouvir. E gostar.

t.

jorgefm disse...

É por isso que não percebo esta recente paranóia. Aqueles moços não sabem fazer música má. E o Kid A como Amnesiac são dois álbuns estranhos, mas fabulosos. Vale mesmo a pena conhecer.