30 de maio de 2008

Cada um tem a RTP que merece...

Ontem, por masoquismo puro e talvez algum dano cerebral contraído na infância, assisti ao debate quinzenal na Assembleia da República. Foi a vergonha de sempre e, no geral, o baixo nível foi indescritível.
Não é porém o debate que motiva este texto, mas antes o que assisti cerca de uma hora depois na RTPN. No resumo do debate, várias vezes introduzido pela pivot de serviço, surge a determinada altura a imagem de uma questão colocada por Francisco Louçã sobre o congelamento dos passes sociais em Lisboa e Porto e o porquê de não ser tomada a mesma medida para o resto do país. Para minha surpresa a opção que a RTP faz em seguida é colocar a resposta de José Sócrates ao... Partido Ecologista “Os Verdes”. O que aconteceu uma hora e meia depois da pergunta de Louçã.
A falta de profissionalismo demonstrada é inaceitável. Sobretudo porque à pergunta do Bloco de Esquerda o nosso Primeiro Ministro não respondeu. Estava tão irritado num arrufo de namorados que se esqueceu completamente do que tinha sido perguntado.
Não quero aqui dizer que a RTP cometeu um acto de manipulação inaceitável... mas penso. E questiono-me quantas vezes fará isto noutros debates e noutras situações de cobertura jornalística. Eu já sei que na guerra vale tudo, mas francamente...

Sem comentários: