15 de abril de 2008

weeds

Gostava de ter este sentimento todos os dias. Ficar satisfeito com um programa de televisão e ansioso pela sua continuação. Convenhamos que não é fácil, sobretudo para alguém que há uns anos não tinha acesso aos canais de cabo. Só a RTP2 me ia safando, particularmente com as séries que vai passando por volta das 22.40.
Uma das séries que se tornou para mim indispensável recomeçou ontem à noite: Erva. E como bónus estreou Californication. Fiquei mais uma vez cativado e preso ao sofá durante os 50 minutos que as duas duraram. Não sei se é o absurdo conceito que as norteia que me prende. Tal já tinha acontecido com Sete Palmos de Terra, mas não só... Ultimamente, e a bem da verdade, não podemos deixar de reparar na extraordinária qualidade de muito do que se tem feito na televisão. Por culpa da HBO, embora não exclusivamente, temos visto surgir no pequeno ecrã actores que antes só podíamos ver no cinema e que imprimem uma qualidade acima da média a um espaço que antes não os dignificava. Os argumentos, a música, os genéricos (e o do Weeds é genial), os directores, tudo se tem conjugado para que magníficos momentos de televisão aconteçam. Só espero que não seja uma moda e que de facto os próximos anos nos venham mostrar uma televisão de qualidade crescente e cada vez menos secundarizada relativamente ao cinema.
Há uns anos, ainda estudava na Secundária de Benfica, escrevi um artigo sobre a pobre qualidade da televisão em Portugal. Chamava-se (num aproveitamento óbvio de uma letra dos Taxi) «Quem vê tv sofre mais que no wc!». Claro que na altura pouco havia que se aproveitasse. Nem cabo, nem sequer 4 canais. Felizmente esse tempo parece ter-se desvanecido, pelo menos durante uma hora por dia na RTP2. Fica o convite para estarem atentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gordo. Decididamente.