28 de abril de 2008

regresso ao país real?

O fim de semana foi bom. Bom tempo, melhor companhia. Foram só três diazinhos, mas souberam por quinze. O regresso é sempre o mais complicado. Pelo trânsito, pelo peso das obrigações profissionais e por ter que voltar ao país real. Este, felizmente, já não é o que era e cada dia mais parece que estou a viver num qualquer Flying Circus. Pelo menos é nesta linha de pensamento que me quero manter hoje.
No café, onde passava o jornal da tarde, oiço estas notícias: «Gangue invade esquadra da PSP e agride o polícia que estava de serviço. É um caso em que não dá para chamar a polícia.» (a piada não é minha, mas do pivot de serviço); «A recessão económica está a colocar Portugal na rota de convergência com os seus parceiros europeus. José Sócrates mostra-se bastante satisfeito com o que considera serem boas notícias para Portugal.» O QUÊ?!?
É evidente que como o fim de semana foi porreiro não dá para levar isto a sério, mas tenham paciência... Alguém acha normal que uma esquadra seja invadida (embora não seja novidade é sempre preocupante)? E devemos ficar felizes porque economicamente a União Europeia está em recessão, logo próximos da realidade histórica de Portugal?
Realmente há uns anos o Herman dizia que cada país tem o humor que merece. E, como em muitos casos, estava cheio de razão. Tem o humor, os políticos e os jornalistas e afins que merece. Disso não há dúvida. O que nos vale são estes fins de semana de três dias que de vez em quando dão para nos pôr bem dispostos e imunes a estas... Eu ia dizer notícias, não sei o que vos passou pela cabeça.

1 comentário:

João Guerra disse...

Caríssimo Jorge,

Não pretendo ir em defesa do Sr. Dr. Eng.º Primeiro-Ministro José Sócrates, mas ele acaba por ter razão com o seu comentário, já que deste modo teremos mais companhia no fundo do poço... ou melhor, chegámos ao nível europeu, tal como prometido (porreiro, pá).
O assunto da esquadra daria um bom sketch para um programa humorístico, qualquer coisa do tipo: - Olhe, o que é preciso fazer para o senhor me mandar prender?; ou então: - Então, facínora, porque me agride?

E lembrando o Herman, neste momento a quase totalidade dos portugueses deve ter televisor a cores, embora muitos ainda só consigam ver a preto e branco...