Com muita pena minha, não pude assistir aos dois concertos que os Editors deram em Lisboa nos últimos meses. Por calharem a dias de semana e este ano estar servido com um horário nocturno, tornou-se impossível concretizar este desejo. Aliás, deve haver alguma conspiração cósmica para me impedir de estar presente nestes concertos, pois já quando vieram ao Super Bock estava a trabalhar fora de Lisboa e o custo da deslocação e do bilhete tornaram insustentável a realização deste desejo.
Não é porém esta amargura que me faz escrever este texto. Ao ler as críticas e os comentários de quem pode estar presente na última quarta-feira no Campo Pequeno, deparei-me com o inevitável alinhamento do concerto. No geral era o que se esperava, apenas uma música não batia certo. Ora os senhores resolveram tocar uma versão do Lullaby dos The Cure. Nada tenho contra estas aventuras das bandas e até sou adepto. Lembro-me de muitos bons exemplos quer em concertos, quer em tributos, e aprecio particularmente quando acrescentam algo ao original. Se calhar vou ser injusto nesta apreciação que, devo esclarecer para os que já se estão a questionar, se baseia nos múltiplos vídeos entretanto divulgados no youtube, mas quantos mais segundos passavam da dita versão, mais desiludido ficava com o que ouvia. Até reconheço que se esforçaram por dar um som próprio à música e que provavelmente o terão conseguido. O problema é que, paralelamente, tornaram este hino quase inaudível. Uma banda deve saber quando aquilo que faz nos ensaios pode ser apresentado ao público, ainda mais quando resolve apostar numa versão de um grupo que atrai os mesmos nichos de audiência.
Claro que este momento menos positivo não apaga a excelente impressão que dos Editors tenho. Os dois álbuns que lançaram são dos que mais oiço e continuo a considerá-los uma das bandas da década. Só não queria ter aquele sentimento de vergonha alheia, só possível quando alguém de quem gostamos faz alguma coisa que parece envergonhar o próprio. Melhores dias virão, por certo.
Sem comentários:
Enviar um comentário