13 de abril de 2008

Incógnito

O Incógnito é, desde os meus 16 anos, o local de eleição para as saídas nocturnas. Porque não oiço as músicas da moda e não sou adepto de música electrónica, a opção é óbvia, mas não explica tudo. É um daqueles espaços aos quais sentimos pertencer. Tudo é familiar. O porteiro (e sem ele o Incógnito não seria igual), os empregados, os que, como eu, por lá continuam a aparecer. Essa, aliás, é uma das melhores características do espaço. Apesar de albergar um público heterogéneo, há uma identidade comum a todos os que o frequentam e que não mudou muito desde que lá vou.
É evidente que já lá tive noites menos boas, particularmente por causa de alguns djs que de vez em quando se esquecem do espaço em que estão e que a sua função é animar aqueles que querem dançar. Sofrem de um determinado complexo, que um dia mais tarde abordarei neste blog. Mas não hoje. Hoje só pretendo elogiar aquele que nas últimas semanas tem animado por lá muitas noites e dá pelo nome de Fernando Morgado. Devo dizer que nos últimos tempos este nome até já se confunde com as noites do Incógnito, pelo menos para aqueles que comigo costumam partilhar esses momentos. Já é inclusive motivo de brincadeira, muito por causa do «Fernando» dos Gato Fedorento.
A verdade é que é daqueles que percebe muito bem o público que tem à frente e que se diverte a animá-lo. Nesse aspecto os clientes do Incógnito são bastante previsíveis. Não pretendemos lições de boa música porque, perdoem-me a imodéstia, até a conhecemos. Sabemos o que nos diverte e precisamos é de alguém a passar música que se divirta como nós. Aí o «Fernando» é imbatível.
Claro que muitos outros também cumprem este papel. Há uns tempos ia lá para as noites de uns moços que se apelidam de Planeta Pop. Cumpriam muito bem os desejos de quem lá ia. Até ao momento em que, e perdoem-me se vou exagerar, se começaram a sentir superiores ao Incógnito. Nenhum dj é. Já lá vi muitos e os que deixam marca são aqueles que se adaptam ao espaço onde estão. Os outros, só gostamos de os aturar de vez em quando.
Seja como for, espero daqui a uns anos continuar a dizer que frequento aquele espaço na rua Poiais de S. Bento, 37. Se os «Fernandos» por lá continuarem certamente assim será. Bem haja!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jorge,

Deixa-me só aqui limpar a baba do meu pc... Muito obrigado pelos elogios. É gratificante perceber que não me divirto sozinho e que a música agrada.
Espero não me embriagar com a fama, para isso já chega o bacardi-cola.

Um abraço,
Fernando M.

jorgefm disse...

Eu é que agradeço o comentário. Estou certo que nos vais continuar brindar com grandes noites. Assim é que está bem.
Já agora acrescento: quando escrevi o texto não me passou pela cabeça que o descobrisses. A blogosfera ainda é uma surpresa para mim. Abraço