30 de abril de 2008

o preço do petróleo

Lembro-me quando há quatro anos optei por comprar um carro a gasóleo. Conseguia encher o depósito com cerca de 30 euros e era uma ajuda fantástica no orçamento mensal. Hoje o preço está praticamente no dobro. Não me importaria, digo-o já, se o ordenado subisse na mesma proporção.
O que ainda não consegui perceber ao longo destes anos é a razão deste aumento. Sei que o valor do petróleo está a subir, mas ainda não subiu para o dobro. E o valor do dólar, utilizado na compra do barril de crude, desceu, no mesmo período, cerca de 30%. É só para mim que isto não faz sentido? Sei que nos tomam por parvos, mas bolas, não é preciso ter uma licenciatura em economia.
O governo entretanto, e ao fim de três anos e meio de «olhos bem abertos», anuncia, e acabaram de dar esta notícia, que vai pedir à autoridade da concorrência para verificar se existe concertação de preços. Ridículo. Todos sabemos a resposta a essa pergunta, queremos é que alguém ponha cobro a esta pouca vergonha.
Não sei quando é que esta situação algum dia se vai resolver. Sei é que todos os anos a Galp aumenta exponencialmente os seus lucros e que a minha carteira está cada dia mais vazia. A riqueza está cada vez mais mal distribuída e estes cartéis têm cada vez mais poder. Eu até chamava a polícia, mas tenho um certo receio que o pobre coitado que fica na esquadra sozinho seja agredido. Triste país este...

7 comentários:

M disse...

Eu tenho carro há 3 anos. Comecei por encher o depósito por 25 euros, agora já passa os 40. Lembro-me de ouvir dizer que o preço do barril tinha ultrapassado a barreira psicológica dos 60 dólares... Se agora já passou há muito a barreira psiquiátrica dos 100, é natural que hajam aumentos. Agora, "aumentar porque sim", mesmo que quem o vende não o esteja a pagar mais caro, é um roubo. Puro e simples.

jorgefm disse...

A grande questão é que o dólar agora vale pouco. 100 dólares são perto de 40 euros e há três anos 60dólares valiam à volta de 45 euros. Dá que pensar. Para onde está a ir o aumento? Para o nosso bolso é que não é...

M disse...

Oh homem, nem tanto!!! 100 dólares são cerca de 65 euros e há um mês devia ser bem mais!!! Anyway, andamos a ser roubados e essa é q é essa! Vamos a Espanha? :-P

jorgefm disse...

Ó rapariga, vai lá ver a taxa de câmbio. O dólar vale menos 60% que o euro e está a um nível semelhante há mais de 6 meses. Ir para Espanha nem faz sentido... na minha opinião já lá estou, apenas com o governos errado.

M disse...

Eu *fui* ver... Se puseres num conversor 100 dólares tem cerca de 65 euros... A não ser que o meu pc tenha câmbio diferente do teu :P

jorgefm disse...

Tem certamente e basta-me fazer as contas de cabeça. Mas mais uma vez e dando o teu conversor como certo (embora o valor do dólar no dia de hoje seja 1,555), quando esta lei entrou em vigor o dólar estava apenas com uma desvalorização de cerca de 20% (andava pelos 1,20). Continuo a não perceber para onde vai a diferença. E os espanhois e o resto da Europa também não.

jorgefm disse...

Tem certamente e basta-me fazer as contas de cabeça. Mas mais uma vez e dando o teu conversor como certo (embora o valor do dólar no dia de hoje seja 1,555), quando esta lei entrou em vigor o dólar estava apenas com uma desvalorização de cerca de 20% (andava pelos 1,20). Continuo a não perceber para onde vai a diferença. E os espanhois e o resto da Europa também não.