5 de abril de 2008

Lisboa

Há pouco, estava eu calmamente a fazer zapping, deparei-me com duas notícias distintas, mas com um ponto em comum. A primeira era relativa ao F.C. Porto e ao campeonato que provavelmente ganharão esta noite. A segunda era sobre o congresso do PSD Madeira e os respectivos comentários de Alberto João Jardim. Em circunstâncias normais não haveria qualquer associação entre os dois assuntos, porém nas duas tive de ouvir uma série de ironias e conjecturas sobre Lisboa. Ora eu sou lisboeta e tenho alguma dificuldade em ouvir determinados disparates que são ditos, particularmente quando me misturam com aqueles que realmente devem ser alvo de críticas: os políticos e outros afins... Que culpa tenho eu que esta gente tenha políticas centralistas? Na esmagadora maioria dos casos estes senhores não nasceram cá, nem cá fazem a vida. Vêm de todas as regiões do país e tomam decisões com as quais geralmente estou em desacordo. Eu sei que é fácil culpar a capital por tudo o que acontece de mal no país, mas por que listas distritais foram eleitos aqueles que são responsáveis por tais políticas.
Se há uma coisa que Lisboa não tem culpa é que aqueles que para cá vêm esqueçam as suas origens e se comportem rapidamente como se tivessem o rei na barriga. Já sofri por causa disto, pois, nas diversas vezes que trabalhei fora da minha cidade, fui amiúde mal recebido pelo simples facto de ser da capital. Quero aqui deixar claro que os verdadeiros lisboetas não se sentem de nenhuma forma superiores aos restantes portugueses. Este é um mal que só aqueles que adoptaram Lisboa como cidade parecem padecer. Aliás, esta é daquelas verdades que até já ouvi da boca de um senhor chamado Manuel Serrão, portista dos sete costados. É uma pena é que este mesmo senhor depois, nos momentos de maior euforia como os das vitórias do seu clube, se esqueça de uma realidade que ele próprio reconhece.
Estou a escrever sobre isto porque de vez em quando tanta estupidez chateia. Mais nada. Lá diz o ditado: «Quem não se sente...».
A triste verdade é que no próprio momento em que estou a acabar este texto já nem percebo porque razão comecei a escrevê-lo. O tio Alberto João está bem longe e as vitórias do Porto, lamento dize-lo, não têm eco na capital. Logo irei sair e nem um adepto a gritar ou uma buzinadela vou ouvir. Por isso...

4 comentários:

M disse...

E vai dai que me consta que a vitória do FCP teve mesmo eco na capital, ainda que um eco tímido, é certo, e que contou com a presença de Sportinguistas para engrossar o tom...
A verdade é que há todo o tipo de pessoas em todo o lado, independentemente de onde nasceram.
P.S.: Esse último parágrafo foi altamente centralista ahahah :D

jorgefm disse...

Estou certo que alguém deve ter comemorado tal vitória. Mal seria se não fosse. Mas mantenho o que disse: não têm eco na capital. As vitórias do Belenenses sentem-se mais por cá e são bem poucas. E não é que acabei de fazer mais um comentário centralista...

Tiago FM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago FM disse...

Ser de Lisboa não tem piada. O que tem piada é gozar com quem não é.