7 de junho de 2008

selecção


Porque a nossa selecção não é mázinha, mas sobretudo porque o jornalismo que se faz em Portugal é, a cada dois anos temos tido o privilégio de entrar na silly season informativa com alguma antecedência. É nesta altura que ficamos a saber todos os pormenores da vida dos jogadores de futebol, com quem convivem, com o que se distraem, os carros que conduzem e até a cor das cuecas que usam. E a populaça adora. Azucrina o juízo a qualquer um mais distraído e desinteressado e pespega nas janelas o orgulho nacional que usualmente «cospe para a sarjeta» durante todo o ano. Calculo que seja uma espécie de «três pais nossos e duas avés marias» no equivalente patriótico.
Correndo contra a maré, aqui declaro:
- não gosto dos símbolos nacionais;
- torço pela selecção, mas não sofro por ela;
- detesto bandeiras nas janelas, sobretudo porque já sei que lá vão apodrecer;
- não quero saber nada da vida dos jogadores;
- tenho pena dos suiços por aturarem tão tristes figuras dos emigrantes.
Por estas razões e outras que o alemão me fez esquecer apelo portanto para que cancelem a «lobotomia» já marcada e não se esqueçam do país em que vivem. Aquele dos combustíveis criminosamente altos, do governo mentiroso, das listas de espera e da pobreza que muitos se recusam a ver. Eu pelo menos conseguiria apreciar melhor as vitórias da selecção. E se calhar até colocava uma bandeira na janela.

3 comentários:

Anónimo disse...

manjerico.

jorgefm disse...

Pois eu achei que parte da piada da imagem (que esclareço encontrei aqui: fotos.sapo.pt/miro/pic/000shezx)era precisamente o erro. Claro que não nos podemos rir todos do mesmo...

Tiago FM disse...

A populaça é serena.