28 de maio de 2009

Portugal's got talent

A hipocrisia é a palavra de ordem. Ninguém percebe ou quer perceber e os jornalistas tratam a questão como um reality show. Se não fosse esta ávida fome de audiências e ratings, dificilmente alguém se preocuparia com esta ou qualquer outra criança. Diga-se, aliás, que como esta existem aos milhares e para conhecer situações de abandono, maus tratos e abuso não é preciso falar da Alexandra. Basta, e basta mesmo, olhar para o vizinho do lado ou para o colega de escola do vosso filho e amiúde verão o que acontece.
O que devia envergonhar todos é a forma como a justiça funciona (e nem sequer é por ter devolvido a criança). E sobretudo o aproveitamento banal feito pela comunicação social. Não são as palmadas que a criança leva, levou ou levará. Até é uma pena que muitas delas não sejam distribuídas pelos filhos destes moralistas que agora gritam pela inocência perdida. Há uma óbvia diferença cultural entre os países de Leste e Portugal. Não sei como fazem, mas sei que as crianças daí oriundas são, usualmente, o exemplo de comportamento em qualquer escola portuguesa. Se calhar somos nós que estamos a falhar e não o contrário.
Com franqueza, este caso só existe por que alguém está a lucrar com isso. Por isso deixem-se lá de manifestações e de ridículas indignações. Para a semana haverá outra professora de Espinho ou outra criança em sarilhos para vos entreter.

Sem comentários: