30 de maio de 2009

nada mais me oferece dizer

«Já sei que o país detesta os professores. Já sei que todos vêem na classe uma cambada de preguiçosos. Sobretudo sei que todos julgam que percebem de educação. Embora se esqueçam da que têm de dar aos filhos. Mas se alguém considera que é assim que se escolhem os melhores precisa de rever rapidamente o seu sistema de valores.
Este é um país onde quase todos se sujeitam a quem tem poder, na esperança de levarem alguma migalha. Sim, porque chateados só ficam quando a migalha não lhes cai no colo. Eu não me revejo neste comportamento. Se assim fosse nunca estaria nesta profissão. Não é o que ensino aos meu alunos e não devia ser isto que os pais desejam para os seus filhos. Independentemente do «miopismo» político. Volto a dizer. Triste é o país que assim trata a educação.»


Escrevi isto em Outubro. Hoje, dia de mais uma manifestação, reitero tudo. Nada mudou. Não sei se este é o momento certo, não sei que adesão vai ter, mas sei que os problemas nas escolas agravaram-se. Tudo o resto é conversa.

1 comentário:

Tiago FM disse...

A única, singela e insignificante vantagem de tudo isto é poder dizer, em categórico, desmesurado e incoerente orgulho:

(...), "mas já se sabe que eu sou bruto e mal-formado".



"(...)" porque este argumento não pode ser esbanjado; apenas deverá ser exaltado como conclusão de algo fidalgo.