18 de junho de 2009

a leste da Auto-Europa

Ainda ecoam na minha cabeça umas tais declarações proferidas por Belmiro de Azevedo sobre a intransigência dos trabalhadores da Auto-Europa. Naquele estilo de quem tem muitas certezas, o senhor adora falar de disciplina no trabalho, produtividade e flexibilidade e nessas características encontra o segredo do sucesso. A razão substantiva que lhe assiste devia levar, porém, a que alguém o questionasse como se motiva alguém para trabalhar com os salários de miséria que tanto gosta de pagar e como numa relação de absoluto poder de uma das partes se pode garantir os direitos da parte mais fraca. Já sei que hoje em dia falar em direitos é causa suficiente para causar convulsões violentas aos empreendedores, mas há razões objectivas para a sua existência que resultam de anos e anos de abusos cometidos pelos muitos Belmiros que sempre existiram.
Acho maravilhoso que ao analisar a sustentabilidade da fábrica de Palmela, e mesmo considerando a crise internacional, não haja a mínima indignação pelas constantes renegociações feitas anualmente pela administração. A crise está aí, pedem-se cedências (sempre aos mesmos), mas é óbvia a posição de força e constante ameaça que pende sobre aqueles trabalhadores. Aos poucos a qualidade daqueles postos de trabalho desaparece, os salários que já não eram altos diminuem, os fins de semana perdem-se e todos os sacrifícios exigidos transformam-se simplesmente em novos sacrifícios. Sobre isto não há uma palavra.
É verdade que muito tem de mudar na relação laboral em Portugal. Só não percebo é como se pode entender que é este o rumo. Se a mudança exigir apenas alterações de uma das partes ela nunca servirá ninguém. Exigir sacrifícios é aceitável em tempos de crise. Aquilo que todos sabemos é que o que se altera institui-se e aos poucos desequilibramos ainda mais a balança. É urgente um pouco de solidariedade. E para ontem.

1 comentário:

Tiago FM disse...

A Leste da Auto-Europa fica a Auto-Europa de Leste. A Leste da Auto-Europa de Leste fica a Rússia. A Leste da Rússia fica o Oceano Pacífico. A Leste do Pacífico que fica a Leste da Rússia fica a América do Norte. A Norte da América do Norte fica o Pólo Norte. A Norte do Pólo Norte... ...hmm... pois.