8 de junho de 2009

Europeias ;)



Sei que as Eleições Europeias já foram há uns tempos, mas perdoem-me se insisto.

Bloco de Esquerda duplica os votos. Não estará este balão a subir alto demais? Depois metem-lhes as responsabilidades em cima, e é ver-se os alfinetes a espetarem-se ...pum!

Quando é uma esquerda populista e demagoga que sobe, apenas, à custa da crise ou da inoperância de outros... será mesmo uma vitória? Ah, vitória política, das sondagens e dos números - Sim, isso é.

Subiram à custa de quem não quis votar PS e até prejudicaram o PSD. No fundo, não vejo, em termos de estratégia política, uma diferença assim tão grande dos abutres do centro-&-extrema direita, com as suas promessas vagas a abeirar-se do irrealismo. Mas com um diálogo de esquerda: a base será próxima do PCP, mas com causas tão refrescantes quanto elitistas à mistura, para os separar dos velhadas. Parece que andaram a pôr uns cartazes com frases muita-cool. Era mais giro se tivesse escrito "somos os moscãoteiros da economia" (lol!), ou num piscar de olho gay "Somos os heróis em collants do capitalismo".

E tentar falar disto a um apoiante do Bloco de Esquerda...? A propaganda é realmente eficaz, torna-se mais difícil tentar fazê-lo compreender algo que convencer um jovem da JSD a não usar camisa de mangas semi-arregaçadas e dois botões desabotoados no colarinho, ou convencê-lo que o instaurar em força dos Recibos Verdes remonta a Cavaco Silva.

Viva a política de piscadela-de-olho.


t.

2 comentários:

João José Pires disse...

Tenho de discordar.
A propaganda é eficaz? Mas os outros não têm propaganda?
Por acaso sabes quanto custou a campanha do BE?...
Falha-me uma coisa: porque é vazio? Não consegui destrinçar um só argumento sólido acerca disso.
Quanto ao Sá Fernandes, é triste, mas são coisas que acontecem, como já aconteceram a outros. Luisa Mesquita?
Deixa lá a esquerda crescer. Por mim fico contente, BE cresce, CDU também. Melhor marca da esquerda a sério desde 79.
Não vamos cair no erro de dividir a esquerda quando o grande alvo não é esse.

Tiago FM disse...

O problema é ver a divisão entre direita e esquerda como se fossem equipas a lutar contra um alvo, como sendo o bom e o mal. E que, por fazer parte do bom, é positivo que exista, seja lá como for.

"Por acaso sabes quanto custou a campanha do BE?..."
Não me interessa. E propaganda têm todos, tudo isso. O problema não é o facto de fazerem propaganda, se não houvesse propaganda na política isto também não tinha piada nenhuma. O que critiquei na do BE é a propaganda da piscadela de olho, do fazer pensar gratuitamente "é isso mesmo, têm toda a razão, são os maiores". E isso não tem nada a ver com custos.

Esquecendo a parte em que a Ruth fala do "piscar o olho à esquerda e à direita", a menina explica tudo na sua letra. Não custa nada (muito menos dinheiro em campanha), resulta, é simples, não ofende, e que veio p'ra ficar, a moda do piscar-de-olho.

E não me incomoda o crescimento do Bloco de Esquerda, incomoda-me é como o fazem e com que base. E têm o seu público, naturalmente, o que gosta de proclamar extremos sem se aproximar do praticar de nenhum deles.

Quanto às atitudes quando chegam ao poder, não há nenhum partido mais moralista que o Bloco de Esquerda, por isso a alusão ao Sá Fernandes no vídeo. Mas isso até é o menos importante, até porque seria bem divertido vê-los chegar ainda mais longe.

A política é divertida, complicados são os eleitores.