21 de janeiro de 2009

wannabes

Irrita-me a subserviência. Irrita-me sobretudo que não seja assumida. Não há pior na natureza humana do que a incapacidade de assumir uma posição. Independente, sem desculpas e tão simples como coerente. Não se pode querer o melhor de dois mundos. Não se pode criticar sem agir. Não se pode gritar pela mudança sem depois honrar a «razão» de tal grito.

Hoje assisti a uma reunião onde se revelou toda a hipocrisia dos que primeiro assumiram a luta a este modelo de avaliação. Na escola onde trabalho, claro. Os titulares ou «wannabes», os que afinal este governo tanto privilega, são os que agora abandonam, os que se escusam a tomar posição alegando o medo das ameaças. Mas o insólito é a revelação que este modelo os enoja. Enoja-os, mas afinal com ele vão colaborar.

É por pessoas destas que a educação está uma miséria. É por muitos invertebrados, que só têm coragem escondidos na segurança da sua total inépcia. Relembro que são estes que o ministério colocou nos lugares de chefia. Felizmente ainda há quem tenha princípios e isto não se generaliza à totalidade das escolas. Mas mal está quem acha que nesta gente reside a mudança no ensino.

Sem comentários: