5 de abril de 2009

Nirvana

Aparentemente faz todo o sentido que os Nirvana, vindos de Seattle, com overshirts de flanela, calças rasgadas e cabelo gorduroso fossem anexados ao movimento Grunge bem mais ao jeito dos Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney ou Green River. Passadas quase duas décadas o legado do som deixado pelos Nirvana parece longe do som que marcou o movimento Grunge. Mais próximos do som post-punk dos anos 70 e college rock dos anos 80, as influências da banda apontam mais na direcção dos Buzzcocks, Vaselines, Melvins, Raincoats, Pixies e claro, Sonic Youth. Simplesmente uma banda brilhante arrastada para o centro de um movimento cultural do qual não acredito que quisessem pertencer. E que dizer de Nirvana Unplugged in New York ?

3 comentários:

jorgefm disse...

Absolutamente de acordo. Aliás, hoje estive o dia todo com esta frase na cabeça: o grunge não era assim tão bom... os Nirvana é que eram.
Abraço

Tiago FM disse...

As camisas de flanela eram usadas por causa do frio de Seattle. O que faz com que não perceba o porquê das calças rasgadas.


E até gosto mais de grunge que dos Nirvana. Mas são todos bons, e as "equipas" foram criadas por nós, não por nenhuma daquela gente.

Tendo dito isso, posso dizer isto:
(diálogo no filme "The Wrestler" ao som de uma guitarrada no auto-rádio)

Randy 'The Ram' Robinson: Goddamn they don't make em' like they used to. (a olhar para o dito auto-rádio)
Cassidy: Fuckin' 80's man, best shit ever !
Randy 'The Ram' Robinson: Bet'chr ass man, Guns N' Roses! Rules.
Cassidy: Crue!
Randy 'The Ram' Robinson: Yeah!
Cassidy: Def Lep!
Randy 'The Ram' Robinson: Then that Cobain pussy had to come around & ruin it all.
Cassidy: Like theres something wrong with just wanting to have a good time?
Randy 'The Ram' Robinson: I'll tell you somethin', I hate the fuckin' 90's.
Cassidy: Fuckin' 90's sucked.
Randy 'The Ram' Robinson: Fuckin' 90's sucked.

E o campeonato ainda vai no adro.

t.

Alberto disse...

"Nevermind" é um álbum brilhante que nenhuma outra banda "grunge" igualou. Não reconhecer o brilhantismo da banda deve ser mais uma tentativa de parecer "cool". Não reconhecer que os Nirvana foram melhores e mais influentes que os seus irmãos "Grunge" é a meu ver grave.

PS- Todos os álbuns que tinha da cena grunge foram para o lixo (e ainda me questiono como pude alguma vez ouvir Soundgarden), à excepção dos Pearl Jam que talvez porque vi no Restelo ainda continuam por cá mas sem rotação. Chama-se crescer.