16 de setembro de 2008

o petróleo... outra vez

Bem sei que o assunto já enjoa. Mas é inevitável que dele se fale, sobretudo pela extraordinária discrepância nas declarações do presidente da Galp. Que não bate certo a bota com a perdigota já sabíamos. Que nos andaram meses a atirar areia para os olhos também. Que o governo nada faz porque assim lhe convém não é novidade. Que a famosa autoridade para a concorrência para pouco serve é evidente.
Até ontem não tínhamos era ainda ouvido por parte da toda poderosa Galp que tudo o que dizem é só balelas. Ora agora dizem que não há uma relação directa entre o preço do crude e o valor das gasolinas. Pasme-se, acrescentam que a valorização do dólar anula os efeitos da descida.
Estes argumentos são, como certamente repararam, o absoluto contrário do que nos foi dito há uns meses atrás. Então diziam que nenhuma culpa tinham, que os mercados é que decidiam os preços. E relativamente ao valor do dólar tenham paciência. Quando ele desvalorizou para 40% do valor do euro encheram os bolsos e na altura não tiveram a capacidade de admitir que o aumento do petróleo estava a ser compensado pela queda daquela moeda.
Ao Ministro da Economia, que hoje se mostrou tão preocupado, digo isto. Em vez de falar faça-nos o favor de agir. Já sei que tem de deixar os mercados funcionar, mas ao menos tenha a decência de denunciar o roubo. Porque essa é uma competência de qualquer governo. E obrigue a autoridade da concorrência a intervir. Já basta de dizer que não se consegue provar. Todos assistimos à mudança de atitude das petroleiras quando então a polémica rebentou. Durante uns meses até mexeram nos preços com frequência e em dias distintos. Claro que agora que já todos se esqueceram tudo voltou ao normal.
Não sei o que esperam os nossos políticos. A promiscuidade é tão grande e desavergonhada que até já pouco se preocupam com a aparência. Era bom era que se lembrassem que a miséria que se está a instalar acarreta sérios problemas sociais. Pode ser que um dia lhes mordam o rabo. One can only hope!

Sem comentários: