16 de novembro de 2008

«só sei que nada sei»

Um dos episódios da adolescência de que não me orgulho é a minha passagem militante por um partido político. É verdade que foi em plena época do «nunca me engano e raramente tenho dúvidas» e nessa altura ainda acreditava que era possível mudar a política mudando os políticos.
Está à vista o engano de tal pensamento. E a inocência da idade, evidentemente. Passados quinze anos a única coisa que mudou foi a cor do partido. Para minha defesa só posso alegar que felizmente saí a tempo. Saí antes deste socialismo virar à direita. Saí mal percebi a qualidade do líder então eleito. E não me enganei. O senhor hoje viaja muito a visitar refugiados, mas o país de que fugiu ficou como o deixou, à beira do colapso.
Ontem, algures na Bica, encontrei quem comigo tivesse partilhado essa militância. Falámos obviamente desses tempos e da desilusão que sentimos pela nossa ilusão. No meio da agradável e breve conversa percebemos a cumplicidade que ainda nos une e que nos faz renegar quase estoicamente aqueles anos. Aparentemente manchas há que são difíceis de remover. O engraçado foi perceber que nos sentimos um pouco orfãos de filiação política. Mantemos as mesmas ideias de então, só não conseguimos encontrar no actual panorama onde as depositar.
«Só sei que nada sei». Na altura nada havia que mais desejássemos do que encontrar quem percebesse estas palavras de Sócrates. Irónico, não?

2 comentários:

Anónimo disse...

Companheiro, como te compreendo. Eu próprio em tempos idos, também julguei que em Portugal havia um partido SOCIALISTA. Hoje para grande tristeza minha, reparo que o PSD chegou à direita à quase trinta anos e é essa a única diferença para o PS de Portugal. Este PS apenas difere do PSD, nos 30 anos de atraso na viragem à direita. Ex a questão: Com quem me identificar?
PSG

jorgefm disse...

E como eu gostava de ter a resposta a essa pergunta. Eleições há em que é bem difícil escolher alternativa.
Serve de consolo sermos cada vez mais a sentir o mesmo. Pode ser que algo de novo venha a surgir. Ter alguma esperança não custa.