23 de julho de 2008

rocket man

Tenho particular apreço por David Fonseca. Ainda me lembro, há mais de dez anos, ir no carro e ouvir aquela fantástica versão de A Little Respect, dos Erasure. Na altura não fazia ideia quem eram os Silence 4 e, francamente, aquela música não parecia de uma banda portuguesa. A verdade é que desde aí fui seguindo o que o moço fazia, particularmente a partir do momento em que assumiu uma carreira longe da banda que lhe deu nome.
Os dois últimos álbuns são muito bons e têm momentos de grande brilhantismo. Não menosprezando outros artistas, tenho ouvido muita música nos últimos anos que fica bem aquém destes trabalhos. É uma pena David Fonseca ter nascido cá no burgo, pois noutro país, com outra projecção, estou certo que a sua carreira já teria atingido outro patamar. Ainda há uns dias ouvia na Radar o último trabalho de Beck e pensava porque raio lhe estavam a dar tanto destaque. Não que não tenha gostado, mas nada fica a dever a muito do que cá se faz e que só não tem grande visibilidade porque é português ou, pior, porque não é suficientemente comercial. Eu devia ser a última pessoa a dizer isto, pois não tenho um pingo de patriotismo no que à música diz respeito. Quando é boa deve ser apreciada e mais nada.
Independentemente de todas as considerações, a verdade é que há vários meses que estou viciado na versão de Rocket Man. É simplesmente genial e marca bem o estilo de quem canta. E não é fácil pegar nesta música e fazer isto. Ou cantá-la com esta intensidade. Só por isso vale a pena ouvir.
Só mais uma coisa, os vídeos que acompanham estas músicas são fantásticos. Podem não ser sempre originais, mas são fantásticos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas! Se não estou errado o DF ultimamente tem tido bastante airplay! Não acho que tenha dado provas para uma carreira internacional. Tem uma excelente voz sem dúvida mas musicalmente não construiu uma identidade relevante que o justificasse. Construir uma carreira internacional a solo é bem complicado. É verdade que Beck nem sempre acerta mas "Odelay" atesta a sua criatividade e trabalhar com produtores como Nigel Godrich (em "Midnight Vultures") é sempre uma mais valia.
Keep up the good work!
Alberto.

jorgefm disse...

A questão dos produtores é muito relevante e acredito que com um desses bons produtores DF já tivesse dado o salto. Seja como for dei o exemplo de Beck pois foi o que senti quando estava a ouvir o programa na Radar. Talvez não seja o melhor exemplo, mas se disser os Jack Johnsons e os James Blunt que por aí andam é capaz de fazer mais sentido. Grande abraço!