23 de fevereiro de 2011

Cancioneiro Juvenil

...

Anda aí a ser muito divulgada uma espécie de canção execrável e, até, um bocado parva que, a ser uma canção de intervenção, só se for a da moda, realmente. Perdão, uma espécie de canção execrável de intervenção, e a da moda do momento. E parece ser realmente fácil ir de modas e bater palminhas cegamente, ai-que-fantásticos-e-pertinentes-qu'eles-são-e-que-música-tão-revolucionária - só pelo que a música diz e não pelo que a música é, algo despojado de quaisquer laivos de poesia, apesar de rimar. E uma canção será, acima de tudo, uma expressão artística. E esta não me merece quaisquer aplausos.

Faz hoje 24 anos que morreu o Zeca Afonso e apesar de tudo não será essa a razão pela qual gostará de ser relembrado neste dia. Não, não é da semana passada que se pensa e se incita a pensar nas coisas e a mudá-las. E a saber fazê-lo.

No mais, outro que reflectiu recentemente sobre tudo isto, incluindo este buzz, foi o José Mário Branco. E é mais um que vale a pena ouvir, apesar do momento jornalístico relativamente pobre.





Sem comentários: