2 de abril de 2010

Gostei mais da Alice do Walt que da da Disney.





A sala de cinema tem um efeito inigualável, sobre nós e o filme; e meter uns óculos esquisitos que a eliminam tem menos lógica que ir para a discoteca de óculos escuros, sendo que esta segunda opção ao menos poderá provocar a sensação de estarmos em Ibiza apesar de ouvirmos a mesma música em Casal de Cambra.

Ao colocá-los, a sala desapareceu-me. Todo o espaço, o ver a tela ao fundo, as pessoas (se fosse um cinema com pipocas, imagino que as mesmas se continuariam a ouvir), o fio de luz, poder olhar com quem vamos em determinados momentos. E até aquele momento em que simplesmente olhamos - desviando completamente o olhar da tela - o resto de toda a sala, da luz de saída a, lá está, o conjunto do resto dos presentes.

E começa o filme. E perdoem-me não ter conseguido ter evitado pensar, a cada momento, "isto não é cinema, é uma coisa, uma experiência, uma brincadeira, um evento num parque de diversões tecnológico, outra coisa qualquer, cinema não me parece". E não costumo ligar muito a tecnologias do cinema. O único - o único - problema foi que esta me fez não conseguir ver o filme pelo filme. E foi apenas por isso que não consegui descortinar o cinema.

Acho que nem consigo dizer se gostei do filme ou não... apesar de não ter gostado muito da ideia de uma Alice in Middle Earth, ainda por cima mais velha. Às tantas, parecia que o único interesse se havia tornado "deixa lá ver como é que o Tim Burton desenhou este /aquele espaço /personagem". Quem sabe se tendo visto tudo aquilo espalmado em profundidades de campo tivesse um efeito diferente. Não sei, não vi o filme.

t.

Sem comentários: