30 de agosto de 2008

outro ano, a mesma história

Ontem foi, como esperava, um dia de alguma angústia. Estava anunciada a publicação das listas de colocação de professores e eu, como muitos milhares, aguardámos um dia inteiro para saber o destino profissional no próximo ano. E foi mesmo um dia inteiro, pois as listas foram publicadas às 22.25. Agora já nem parece importante, mas pergunto-me se haverá mesmo necessidade de adiar tanto a divulgação destas listas, se alguém sente alguma satisfação em aumentar a ansiedade de quem aguarda.
As notícias nem foram más. Hoje o simples facto de ter trabalho parece boa notícia, por isso... Claro que mais uma vez vou conhecer outra realidade, outra escola, outros alunos. É a 15ª escola em que irei trabalhar em doze anos. E, ainda assim, sempre com a incerteza do que o futuro trará e o consequente adiamento de alguns planos de vida.
A maior tristeza que senti ontem foi, sem dúvida, que se tinha esgotado qualquer hipótese de continuar o trabalho que iniciei o ano passado. E as saudades que vou ter dos alunos com quem criei um dos melhores climas de aprendizagem que me recordo. Já aqui falei deles, aliás.
Nem sei porque sinto isto hoje. Passei um ano a alertá-los que este seria o cenário mais provável e que provavelmente não os acompanharia neste ano lectivo. A desilusão, porém, mesmo que esperada, não consigo deixar de a sentir.
É altura dos lugares comuns: a vida continua, ninguém é insubstituível, outros bons momentos virão... Mas aqueles foram, pelos menos para mim, únicos. Bem haja a quem comigo os partilhou!

1 comentário:

Anónimo disse...

http://dn.sapo.pt/2008/09/02/sociedade/mais_20_professores_subsidio_desempr.html

Só sabes reclamar. Podias estar nessa situação.